as gajas são lixadas


“O meu amigo Helder levou ontem um medíocre da nossa professora e, quando chegou ao recreio pôs-me uma mão no ombro e disse-me com cara de quem sabe muito bem do que é que está a falar:
-Sabes o que eu te digo, pá? As gajas são lixadas!
Fiquei-me com aquela. Se o Helder dizia é porque devia ser verdade. Eu é que andava distraído e nunca tinha pensado a fundo nesses assuntos relacionados com gajas. Mas pensando bem, o Helder tinha toda a razão. Verdade, verdadinha: As gajas são lixadas.
Bastava lembrar-me da Armandinha que, em vez de me dar os cromos das pastilhas elásticas, preferia deitá-los para o caixote do lixo só para me irritar. E da Célia, a quem pedi namoro e se desatou a rir. E da Joana que todos os dias me dizia que eu tinha cara de sapo engasgado.
O Helder tinha mesmo razão. Quando fui para casa, ia a repetir cá para comigo: As gajas são lixadas! As gajas são mesmo lixadas! Olhava para cada mulher que passava por mim na rua e pensava: Tu és uma gaja lixada. Vinha outra… Tu também és uma gaja lixada!
Cheguei a casa a repetir baixinho: As gajas são lixadas…
-Que que vens a dizer, filho?
-Perguntou-me a minha avó, e eu nada, nadinha…Pus-me a pensar. A minha avó não era lixada. E a minha mãe também não. Nem a minha madrinha. Muito menos a Rita das trancinhas do 3º esq. que não era mesmo nada lixada.
Mas não havia dúvidas. O Helder tinha toda a razão. As gajas são lixadas. As gajas são mesmo lixadas. O problema é que, entre as mulheres que eu conhecia, não tinha a sorte de conhecer nenhuma gaja.”

In, Diário inventado de um menino já crescido, José Fanha, Gailivro, 2007

Anúncios

diga lá qualquer coisinha

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s