292


ainda é cedo. uma mulher dedicada prepara o almoço para o seu filho ou marido.

espremido contra a multidão, ele desloca-se para o centro de mumbai. os comboios estão cheios. sempre. uma média de dezasseis pessoas por metro quadrado. uns pendurados na porta, outros no tejadilho. chegar ao centro é um risco: dez passageiros morrem diariamente. não há espaço para nada, mal se consegue respirar.

o almoço acabadinho de fazer. quente e caseiro. ela coloca o arroz, o dhal, o subzi, o molho e parathas em tabuleiros individuais, cilíndricos. empilha-os, prende com uma mola e a tiffin box está terminada.

à porta, um dabawallah recolhe-a. junta-a a todas as outras, na tábua que transporta na cabeça. está nos subúrbios e o seu dia mal começou. dirige-se para o comboio, agora menos apinhado – a manhã já vai a meio. na cabeça, equilibra o tabuleiro com 20 ou 30 tiffins. são quase onze e meia. com a paragem, sai de uma das últimas carruagens – menos passageiros, mais espaço para manobrar o tabuleiro. caminha pela plataforma da estação churchgate e, mesmo à saída, pára. com a ajuda de mais dois dabawallahs, pousa a carga no chão. vão chegando mais e mais. agora já são dezenas de dabawallahs e outros tantos tabuleiros. reorganizam novamente as tiffin. têm de seguir para zonas diferentes da cidade. com um código de cores, cada caixinha é colocada no lugar correspondente. um outro dabawallah está agora encarregado de a levar para outra zona. caminha, atravessa a rua movimentada. é uma das poucas pessoas a quem os carros dão passagem. junta-se a outros colegas pouco adiante. o mesmo processo – reorganizam-se as tiffin por zonas. agora, a caixinha vai de bicicleta. ainda passará por mais três ou quatro mãos. à hora do almoço, chega a quem deve. um filho ou marido agradecido saboreia o almoço. em casa, quem o cozinhou sabe que chegou às mãos certas. é que apenas uma caixa em cada seis milhões se perde, fazendo deste sistema um dos mais avançados do mundo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Advertisements

diga lá qualquer coisinha

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s