phranang cave beach


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

com as expetativas em cima, fiquei desapontada. isto? só isto? tinha lido que phranang cave beach poderia estar entre as dez mais bonitas da ásia.

agora, vendo bem, já acredito.

com o sol bem no pico, por volta da uma, saíamos para a praia depois de muitos planos para acordar às oito e regressar para almoçar. mas a geografia ajudava. pousava o saco de praia, entrava na água e ficava na sombra da gruta, a olhar para a transparência verde e os cardumes que passavam. a rocha dava a sombra, tudo o resto a imagem de fundo. havia até uma passagem pouco frequentada para uma espécie de túnel vertical, onde a rocha protegia o segredo do lugar. mais umas grutas adiante, uma janela para o outro lado da península.

de volta ao areal, já de pele engelhada e olhos ainda esbugalhados, apreciava a paisagem de phranang cave beach.

e na véspera da partida, houve um mergulho noturno. por várias vezes, depois do jantar, nadei em west beach – uma das poucas praias no mundo com bioluminescência. na última noite, tentámos phranang cave beach para ver se o espetáculo era o mesmo. e o que é bioluminescência? – algumas espécies de animais têm uma particularidade: são luminosos por diversas razões. um deles é o pirilampo, que quase magicamente atravessa a escuridão como uma estrela cadente. no mar há também seres assim. nesta zona da tailândia, o plâncton mostra as suas cores na noites escuras. quanto maior a profundidade, mais plâncton. quanto maior a escuridão, maior o brilho. quanto maior o movimento na água, maior o contacto com o oxigénio e maior a reação luminosa. e quanto menos gente na praia, mais se aprecia… nem sei como começar a explicar a sensação de nadar e ver milhares de luzinhas à minha volta, a mexer consoante os meus movimentos. e nesta praia, as cores eram ainda mais profundas – alguns destes “pirilampos nadadores” deixavam-se prender pela areia e ficavam a olhar-me, azuis, a perseguir os seus piscares.

só não percebi uma coisa – como é que ninguém sabia??

Advertisements

diga lá qualquer coisinha

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s