desktop background


.

andava a fazer backup das minhas fotos mais importantes e fui parar ao folder ‘myanmar 2010’. dei por mim a escolher um novo fundo para o ambiente de trabalho e a sonhar com o sonho que foi esta viagem. e a magicar uma outra que quero fazer: passar uma ou duas semanas em kannur, no costa malabari, india, enquanto a monção cai. estar no meio de uma tempestade pode ser assustador. a minha primeira experiência foi em myanmar, em ngwe saung.

começou com uma viagem pela estrada de montanha com o tom way. duas horas e meia de curvas, subidas, descidas, buracos e até um pouco de alcatrão. sobretudo, verde e deslumbramento. e o tom way fazia as suas preces para que não aparecessem elefantes na estrada…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

chegados a ngwe saung, não fiquei maravilhada. o cinzento do dia não revelava muitas cores. pronto, a praia era deserta, pude passear por quilómetros enquanto me apeteceu. havia duas espreguiçadeiras na praia. eu fiquei numa, mas nem dei uns mergulhos. algum frio… fui passear junto à lover’s island, evitei conversar e resisti a um almoço. apetecia-me silêncio, calma e ouvir o mar. mas a ásia tem destas coisas: mar não significa brisa nem cheiro a sal. confesso que estava um pouco desapontada. depois de uma viagem de scooter tão assombrosamente bonita, o destino não estava à altura das expetativas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

a lover´s island estava sozinha, como eu… inacessível.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

e com pensamentos tão ingratos, o universo zangou-se. comecei a ver o horizonte escuro. mais e mais escuro. depois deixei de o ver. e aproximava-se aquela chuva. aproximava-se ou corria para mim.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

começou a levantar algum vento. deixei de ver a ilha, tão próxima, deixei de ver quase tudo e abrigava-me debaixo da toalha, das roupas, como podia. as gotas quase doiam. não se viam as casas atrás de mim. não se via nada. praias, mar, pessoas. e eu ali sozinha, sem perceber o que fazer. o vento era tão forte que achei que ia voar. correr para me abrigar parecia estúpido – estava encharcada até aos ossos e não sabia em que direção ir… as palmeiras eram batidas pela monção e eu achava que ia ser arrastada. decidi-me: arrisco e corro. para qualquer sítio. fui dar a uma casa e entrei – estava em renovação. reparei que ao lado, noutra casa, havia mais duas pessoas. pareciam calmas, atrás da sua janela, a ver aquilo, o fim do mundo. esperei que me convidassem para entrar e esconder-me das fúrias do tempo. mas não. uns minutos passaram. e acabou tudo. o universo voltou a ser o que era, eu senti-me infantil nos meus medos de ser levada pelo vento. o tom way veio ao meu encontro – assistiu à tareia dos elementos do restaurante, enquanto conversava. disse-me que era hora de nos pormos a caminho: a maré baixara e era ideal para um regresso pela beach road.

com o céu mais limpo, o ar fresco, o calor menos sufocante, lá fomos. não preciso de descrever quão surreal foi passarmos por templos, vacas, habitantes, cabanas e meninos que voltavam da escola. na beach road.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

inevitavelmente, a ira da monção tinha alargado ribeiros, abriu fendas na areia e fez-nos empurrar a mota.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

mas sempre que me virava para trás, o caminho seduzia-me. queria ficar ali, mas ao mesmo tempo partir. ver a distância do areal, aqueles quinze quilómetros meus. só meus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

aproveitava as avarias da mota para absorver o ar limpo, o mar, aprisionar aquela vista na minha memória, gravá-la nos meus sentidos e convencer-me de que sim, era mesmo eu quem ali estava. era real, surreal e inigualável.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

acabada a estrada de praia, abriram-se os arrozais, passámos florestas de palmeiras, aldeias minúsculas. gritámos mingalaba a quem vimos. acenei a minha alegria, com o brilho nos olhos de quem está feliz.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

atravessámos três rios. de ferry. chegávamos ao cais, assobiávamos ao barco, esperávamos que aparecesse. vinham mais clientes, púnhamos a scooter no ferry e partíamos. partíamos novamente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

e consertávamos a scooter.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

ainda hoje vivo ngwe saung. este dia, as chapadas da chuva, a vista, o virar de cabeça para a praia que se percorreu. viagens, preparem-se! – 2014 vem aí 🙂

3 thoughts on “desktop background

diga lá qualquer coisinha

