london mews


the mews: os estábulos. originalmente ruas de serviço, nas traseiras das mansões e casas dos ricos. serviam de cavalariças e garagem para as carruagens no piso inferior e moradia para os serviçais no primeiro andar. paralela às entradas de pessoas e animais, alinhava-se outra carreirinha, nas traseiras de outra rua. formavam uma espécie de beco que escondia os cheiros e sons dos cavalos.

chegaram os cavalos a motor. as estrebarias, nas melhores zonas de londres, com espaços amplos e boa vizinhança, foram perdendo a sua função. as guerras destruíram casas e fortunas e deixou de haver dinheiro para manter os mesmos luxos. os estábulos passaram, aos poucos, a ser habitação permanente. foram-se transformando. casas, garagens, espaços comerciais. são agora as ruas de serviço de londres os recantos onde ainda se vive o silêncio das aldeias. cada “estrebaria” tem o seu estilo, cada casa reclama um pouco da unidade da áera, com alguns twists que só trazem charme. mews é agora sinónimo de sossego urbano para pessoas abastadas.

gosto de lá passear pela falta de ostentação. tirando os porsches e jaguares à entrada, parecem casas simples com detalhes que nos fazem sorrir. a bicicleta estacionada, as trotinetes e galochas à porta, as camélias floridas.

dunworth1

 

ledbury_north (4)1

 

mews1

 

lonsdale1

 

ledbury_north (3)1

 

dunworth (10)1

 

dunworth (2)1

 

ledbury_north (2)1

 

ledbury_north (1)1

 

dunworth (8)1

 

dunworth (7)1

dunworth (3)1

 

dunworth (6)1

 

depois de ler um pouco sobre a história e de passar por algumas destas ruas, pensei em visitar todas as mews de londres. marquei uma ou duas no mapa e apaixonei-me pela ideia. mais tarde, fiz um levantamento de todos os nomes de mews de entre as setenta e três mil (!) ruas de londres. demorou um bocadinho… 🙂 agora que comecei, tornou-se evidente que nunca vou conseguir. no primeiro dia consegui visitar treze. fui parar a duas que não consigo encontrar em mapas nem nas listas oficiais. se algum dia não tiverem nada para fazer, ajudem-me nesta missão.

 

dunworth (5)1

 

dunworth (4)1

 

dunworth (11)1

 

bom fim de semana!

 

Anúncios

One thought on “london mews

diga lá qualquer coisinha

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s